
Estrada Real
Caminho Velho
​
Um passeio emocionante
Confira aqui!
​
O Caminho Velho da Estrada Real possui 710 Km e 27 trechos. Trata-se da primeira via aberta pela Coroa Portuguesa, para facilitar o acesso entre o litoral fluminense e a região mineradora.
Explorar o Caminho Velho da Estrada Real é viajar pelas raízes indígenas, africanas e europeias.ão localidades de cultura típica de Minas Gerais, um combinado entre as raízes indígenas, africanas e europeias.
Viagem no tempo
Caminho Velho Real possibilita vivência
de experiências inesquecíveis
Percorrer a Estrada Real significa desfrutar a rica história do Brasil Colonial. Entre os atrativos do Caminho Velho estão a gastronomia de Tiradentes, reconhecida no mundo todo; a arquitetura de Ouro Preto, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade; as estâncias hidrominerais do Circuito das Águas e a cultura de Paraty.

Conheça as rotas do Caminho Velho
Turista deve ficar
atento aos percursos
Os 710 km do Caminho Velho são divididos em 27 planilhas, que servem para guiar o turista.Dos 710 quilômetros 10% estão asfaltados (75,5 km), 1,5% de calçamento (10 km) e 6% de trilha (38 km). Os outros 82,5% são de estrada de terra (586,5 km).
Como percorrer o Caminho Velho
De acordo com o Instituto Estrada Real, o turista deve observar atentamente as planilhas, principalmente nos trechos de trilha. As planilhas fornecem informações quanto ao estado da trilha e a percorrê-la. E, também, como é possível evitá-las. Dentre as trilhas mais difíceis está a que liga Ouro Preto a São Bartolomeu.
Ainda, segundo o Instituto, no sentido Ouro Preto - Paraty a altimetria é uma aliada ao turista, pois sai de 1.200 metros para o nível do mar. O percurso oscila com subidas curtas e longas, num total de 320 quilômetros, As mais marcantes estão entre Capela do Saco e Carrancas e entre Guaratinguetá e Cunha. Segundo o Instituto, boa parte dos percursos oferece poucas opções com áreas sombreadas, principalmente entre São João del-Rei e Cruzília.
Já no sentido Paraty - Ouro Preto, o turista enfrentará altimetria, que sai do nível do mar para 1.200 em Ouro Preto. O percurso também oscila com subidas curtas e longas, num total de 319 km, sendo as mais marcantes entre Paraty e Cunha, Vila do Embau e Passa Quatro e São Bartolomeu e Ouro Preto.
Trecho de asfalto ou trilha
Ouro Preto - São Bartolomeu = 18 km de trilha
São Bartolomeu - Glaura = 3 km de trilha
Glaura - Cachoeira do Campo = 7,5 km de asfalto
Cachoeira do Campo - Santo Antônio do Leite = 5 km de asfalto
Pequeri - São Brás do Suaçuí = 3 km de trilha
Lagoa Dourada - Prados = 3 km de trilha
Tiradentes - São João del-Rei = 10 km de calçamento
São João del-Rei - São Sebastião da Vitória = 11 km de trilha
Capivari - Itamonte = 4,5 Km de trilha
Passa Quatro - Garganta do Embaú = 1 km de trilha
Garganta do Embau - Vila do Embau = 10 km de asfalto
Vila do Embau - Guaratinguetá = 7 km de asfalto
Guaratinguetá - Cunha = 22 km de asfalto
Cunha - Paraty = 24 km de asfalto
Atenção
De acordo com o Instituto Estrada Real, a balsa que faz a travessia entre Capela do Saco e Caquende está interditada. Não há previsão de funcionamento. Existe uma rota alternativa na BR 267 sentido Carrancas ou São Sebastião da Vitória.
Segundo o Instituto, a estrada de acesso entre Cunha e Paraty está fechada diariamente das 17h30 às 07h30, devido ao trecho que passa no Parque Estadual Serra do Mar.
Consulte também
Confira o site da Estrada Real que tornará sua viagem mais interessante:
​
​