top of page
Cada canto, uma história

Cidade localizada a 203 Km de Belo Horizonte, Tiradentes é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Inserida na região do Campo das Vertentes, possui um dos acervos mais conservados da Arte Barroca e destaca-se também pela exuberância de suas paisagens, pois é ladeada pela Serra de Sâo José.
Limites
Com pouco mais de 7 mil habitantes, Tiradentes faz limite com Prados, Barroso, Dores de campos, São João del-Rei, Santa Cruz de Minas e Coronel Xavier Chaves e Resende Costa.


História
Tiradentes foi fundada em 1702, por João de Siqueira Afonso, época em que este descobriu diversos filões de ouro na encosta da Serra de São José. Inicialmente recebeu o nome de Arraial de Santo Antônio

Em 1714, com a descoberta do ouro no Arraial Novo (São João del Rei nos dias atuais), passou a ser chamada de Arraial Velho de Santo Antônio.
Foi elevada à Vila de São José Del Rei, em 1718. Em 1889, após a Proclamação da República, foi decretada "Cidade e Município de Tiradentes", em homenagem ao mártir da Inconfidência.
Tiradentes possui atmosfera única, atraindo turistas do mundo inteiro, sobretudo, casais e famílias. Além disso, é local ideal para o contato com a natureza e a prática de trekking, cicloturismo, cavalgada e rapel.

Locais interessantes
Não deixe de visitar

Conheça Tiradentes

Explore a Serra de São José

Para quem gosta de contato com a natureza e passeios repletos de aventura, fica a dica de explorar a Serra de São José. 
Localizada entre Tiradentes e São João del-Rei, a Serra possui diversas trilhas. Todas passam obrigatoriamente pela calçada dos escravos, construída no século XVIII. O mirante mais elevado chega a 1260 metros.
A Trilha da Serra é o caminho mais longo. Passa pelos mirantes e dura cerca de 5 horas. O mais curto dura cerca de 3 horas e meia e oferece a opção de ir cavalgando ou pedalando. Em ambos o turista pode parar para desfrutar de um relaxante banho nas nascentes e conferir de perto as espécies nativas da região.

Deixe sua viagem mais interessante

Lagoa Dourada
O povoamento da região de Lagoa Dourada teve início no século XVII, quando o bandeirante Oliveira Leitão descobriu ouro em uma pequena lagoa. Antigo distrito de Prados, emancipou-se em 1912.
Entre os atrativos da cidade estão as igrejas antigas, as fazendas históricas e o Legítimo Rocambole, que funciona desde 1907.

Ritápolis
O povoado que deu origem à Ritápolis teve início no fim do século XVII, com a busca dos bandeirantes por ouro e pedras preciosas. Entre os atrativos turísticos da cidade estão: Fazenda do Pombal, Cachoeira do Jaburu, Cachoeira do Penedo, Santuário de Santa Rita de Cássia, Igreja São Pedro e São Paulo, Igreja do Rosário e Morro do Cruzeiro.
Patrimônio Histórico Nacional, a Fazenda do Pombal estão as antigas ruínas da casa onde Tiradentes nasceu.
 

Resende Costa
A poucos quilômetros de Tiradentes e São João Del Rei, Resende Costa é uma cidade que se destaca pela arte têxtil. Lá o turista encontra variedade em redes, colchas, almofadas, tapetes, entre outros iténs. Vale a pena visitar.

Coronel Xavier Chaves
A 15 Km de São João Del Rei, Coronel Xavier Chaves destaca-se pelo seu artesanato em tecido, ferro e pedra; e também pelas suas esculturas. Os atrativos turísticos do município ficam por conta da Igreja Nossa Senhora do Rosário, do Engenho Boa Vista, do Jequitibá branco e da Trilha do Carteiro. 
 

Prados
Fundada em 1704, a história de Prados está vinculada à descoberta do ouro no Vale do Rio das Mortes, na mesma época de ocupação de Tiradentes e São João Del Rei. Foi lar de Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, considerada a mulher mais atuante da Inconfidência Mineira.
O artesanato de Prados atravessa as gerações, ou seja, é passado de pai para filho. Na cidade, destacam-se as peças em madeira, ferro, palha, linha, cerâmica, bambu, entre outros elementos. 
Vitoriano Veloso
Trata-se do nome popular de Vitoriano Veloso, local que oferece artesanato variado aos turistas, destacando-se por suas esculturas, tapetes, crochês, cachaça, entre outros atrativos.
Conhecido como Bichinho, Vitoriano Veloso fica entre Tiradentes e São João del-Rei. Ao passear pelo vilarejo, não deixe de conferir  os alambiques, a Casa torta, o Museu do Automóvel da Estrada Real. Visite também a Igreja de Nossa Senhora da Penha, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) , e os diversos ateliês e oficinas locais. 

São João del-Rei
Município tombado pelo Patrimônio é destaque entre as cidades coloniais

Com pouco mais de 88 mil habitantes, a formação de São João del-Rei começou com a corrida do ouro iniciada em Minas Gerais no final do século XVII. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), São João del-Rei conserva seu patrimônio quase inalterado. por isso, é considerada a cidade colonial mais original do país.   
A cidade destaca-se também por sua beleza natural, conferida à Serra de São José.

Entre os principais pontos turísticos de São João del Rei estão:

Igreja Nossa Senhora do Rosário;
Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar;
Igreja Nossa Senhora do Carmo;
Igreja Nossa Senhora das Mercês;
Ponte da Cadeia;
Igreja de São Francisco de Assis;
Teatro Municipal de São João del-Rei;
Museu Ferroviário;
Museu  Regional de São João del-Rei;
Solar Baronesa de Itaverava - UFSJ 

Visite também as cidades vizinhas 

Reservas:

55-32-99558854

© 2023 por Pousada da Preta.
Pousada da Preta
Rua Joana Lucinda Barbosa, 104 
Bairro Capote - Tiradentes - MG 
CEP 36325-000

Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page